1. Home
  2. Peritos
  3. Aceite e acompanhamento do laudo

Aceite e acompanhamento do laudo

Após a realização da vistoria, é possível registrar o laudo no sistema e enviá-lo à central de julgamento, que verificará as informações registradas e encaminhará os dados ao SICOR. É importante salientar que o laudo registrado online no Proagro Fácil, não exime a obrigatoriedade de realizar a impressão do documento 3 na realização da vistoria e entrega do mesmo assinado na agência que foi cadastrada a COP. 

Listagem de RCPs

Após logar no sistema, na tela inicial os laudos serão exibidos em 4 abas:

Visão geral

Nesta aba serão listados todos os RCPs que foram destinados ao perito, que estão aguardando o aceite e também, os laudos que foram destinados à periciadora (a qual o perito presta serviços) e que ainda não tem um responsável pela vistoria da comprovação de perdas.

Meus laudos pendentes

Laudos destinados ao perito e que ainda não tiveram um RCP conclusivo registrado no sistema.

Laudos aguardando aceite

Agora há a possibilidade de sinalizar se aceita ou não realizar a comprovação de perdas de certa operações.

  • Aceitando laudos: Para aceitar a realização do laudo basta clicar sobre a operação e selecionar Aceitar laudo. Desta forma o laudo será movido para a aba Meus laudos pendentes e será possível editá-lo.

  • Rejeitando laudos: Caso não seja possível realizar a comprovação de perdas de certa operação, basta clicar sobre ela e então selecionar Rejeitar laudo. Ao rejeitar a realização do laudo, será enviado um e-mail à agência, notificando-a sobre a rejeição, porém até que seja designado outro perito, ela continuará em seu nome.

Laudos disponíveis

Aqui será possível visualizar os laudos que foram destinados à periciadora e que ainda não tem um perito responsável pela vistoria.

Ao clicar sobre Sem perito responsável o laudo será automaticamente reservado no seu nome. O mesmo acontece ao clicar em Reservar laudo.

Acompanhando o andamento do laudo

Na listagem de RCPs são exibidas colunas que fornecem dados quanto ao andamento do laudo dentro do Proagro Fácil, são elas:

  • Chat: No canto inferior direito ao clicar sobre o ícone de chat, é possível iniciar uma conversa com os responsáveis envolvidos naquela operação específica, como por exemplo o agente que cadastrou a COP no sistema e os analistas. Note que se houver mensagem não lida ficará um aviso em conjunto com o ícone de chat.

  • Identificação: Referência Bacen e nome do beneficiário. Ao posicionar o cursor do mouse sobre a Ref. Bacen, é possível visualizar detalhes a respeito da agência que acionou a COP, empreendimento, modalidade de Proagro e data da decisão.
  • Situação:
    • Aguardando aceite: RCP ainda está aguardando a sinalização do perito se aceita ou não realizar o RCP.
    • Em edição: RCP em edição pelo perito;
    • Aguardando envio ao SICOR: este status indica que o RCP foi enviado à central de julgamento, onde será analisado e posteriormente enviado ao SICOR;
    • Registrando no SICOR: laudo em processo de registro no SICOR;
    • Registrado: laudo registrado com sucesso;
    • Erro ao registrar: nos casos em que ocorreu algum problema ao tentar enviar o laudo para o Sicor. Para saber qual foi o motivo do erro, basta clicar em cima do texto de “erro ao registrar” que estará grifado em vermelho.
  • Responsável pela comprovação: Nome do perito responsável pela comprovação de perdas. Caso o perito seja vinculado à uma periciadora, ao posicionar o cursor do mouse sobre seu nome será possível visualizar o nome da periciadora.
  • Prazo para vistoria: Conforme MCR 12.4.14 agora no Proagro Fácil será possível visualizar o prazo para realização da vistoria.
    • Precisa de uma única visita:
      • Evento na fase da colheita: nos casos onde o evento ocorre na época da colheita, o prazo para realização da vistoria será de 3 dias úteis à partir do aceite do perito para realização da comprovação de perdas.
      • Evento anterior à colheita: neste caso o prazo apresentado será de 8 dias corridos a partir do aceite do perito.
    • Precisa de duas visitas:
      • Laudo preliminar: Quando for necessário duas visitas para apurar as perdas na lavoura, para a realização do laudo preliminar, o prazo será de 8 dias corridos a partir do aceite.
      • Laudo conclusivo: O laudo conclusivo deverá ser registrado na época da colheita, e será contabilizado em dias corridos o prazo restante para vistoria até a data de final da colheita.
  • Laudo: tipo do laudo que está sendo editado ou registrado.
  • Pagamento da perícia: nesta coluna será possível visualizar a data em que o pagamento da perícia foi realizada pela instituição financeira, porém essa informação é mais para controle do prazo de pagamento.

 

Updated on 23 de fevereiro de 2022

Was this article helpful?

Related Articles