O Softfocus App foi desenvolvido para substituir o Proagro Perícias.
O novo aplicativo traz funcionalidades específicas para perícias de Proagro, com uma estrutura tecnológica nova e ainda mais robusta, mas mantendo a mesma facilidade de uso.
Fluxo de vistoria de Proagro
Após aceitar as operações no Softfocus Proagro Web, o perito poderá utilizar o Softfocus App para organizar sua rotina, realizar a rota até a lavoura afetada, capturar fotos e sincronizá-las em poucos segundos com o dossiê da operação.
Fotos ilimitadas
O perito poderá capturar quantas fotos forem necessárias durante suas vistorias, garantindo documentação completa e precisa.
IA de classificação
Nossa inteligência artificial identifica e classifica automaticamente as fotos capturadas como amostra, agricultor ou lavoura, otimizando o fluxo de trabalho.
E também:
- Dashboard interativo para acompanhamento em tempo real de pendências;
- Gestão aprimorada de operações com filtros e ordenações avançadas;
- Módulos intuitivos: Início, Operações e Perfil para uma navegação simplificada;
- Definição de endereço para cálculo de distância em relação às lavouras;
- Envio de até 10 fotos por vistoria para a web;
- Módulo GeoPhoto: fotos geolocalizadas adicionais e ilimitadas, para uso em diversos cenários além das vistorias de Proagro.
Confira abaixo mais detalhes sobre o novo aplicativo.
1 – Login
Oferecemos duas formas de login para o usuário:
Login simplificado com e-mail
Nessa abordagem o usuário inclui o e-mail, que deve obrigatoriamente estar logado no aparelho utilizado, e então um link para autenticação é enviado para o e-mail. O link deve ser aberto no celular para que o usuário seja autenticado com sucesso.
Login social
O login social da Google é uma ótima opção para o login rápido no aplicativo. Basta escolher a (ou uma das) conta(s) do Google identificadas no dispositivo e então realizar o login.
Apple
Já para os usuários de iOS, além do login com a Google, também oferecemos a opção de login com o Apple Id.
Importante: Caso o usuário utilize o aplicativo com o mesmo usuário em mais de um aparelho, terá que logar com a mesma conta utilizada no primeiro dispositivo.
Cada usuário pode vincular apenas um método de login e uma conta.
2 – Onboarding
Conexão com os produtos da Softfocus
Assim como no Proagro Perícias, no Softfocus App, após o login do usuário solicitamos o CPF do perito (a) para realizar a busca dos dados em todas as bases do Softfocus Proagro. Caso exista um cadastro ativo para o CPF, enviamos um código de 6 dígitos para o telefone e e-mail cadastrados na web.
Validação via código SMS ou e-mail para o cadastro da web
Caso o usuário esteja com o número de celular cadastrado, ativo no dispositivo em que está sendo realizado o login, basta permitir a leitura do SMS enviado.
O SMS enviado possui uma validade de 3 minutos para o login. Passado esse prazo, um novo código deve ser solicitado.
3 – Tela inicial
A tela inicial é um dashboard interativo com resumo de produtividade do perito e pendências.
Operações que vencem hoje: Operações com prazo de vistoria na data em que o aplicativo é acessado;
Operações próximas do vencimento: Operações que vencem nos próximos 3 dias corridos;
Operações vencidas: Lista de operações onde o prazo para vistoria já venceu.
Mensal: Operações com vistorias realizadas dentro do mês. Esse painel contabiliza as vistorias realizadas do dia 01 do mês até a data atual em que o aplicativo é aberto.
Pendências: Lista de operações aguardando envio, ou seja, que têm fotos capturadas mas ainda não sincronizadas com a web.
Total: Contagem total de operações finalizadas, ou seja, com o julgamento já realizado na web.
Andamento: Operações em andamento, ou seja, aquelas em que as fotos já foram capturadas e sincronizadas, e estão aguardando finalização (julgamento da súmula de Proagro) ou uma nova perícia.
4 – GeoPhoto
O módulo GeoPhoto (botão “Fotos” na tela inicial) oferece a funcionalidade de captura de fotos geolocalizadas de forma ilimitada, sem a necessidade de vinculação com uma operação específica. Ele pode ser utilizado em situações em que as operações aceitas ainda não foram sincronizadas com a web, como quando o usuário não abriu o aplicativo com uma conexão de internet estável ou cenários diversos para a captura de fotos geolocalizadas, além das vistorias de Proagro.
As fotos capturadas através deste módulo não são sincronizadas com a web e ficam armazenadas apenas no cache do aplicativo e na galeria do dispositivo. No entanto, essas fotos podem ser compartilhadas utilizando os aplicativos disponíveis no dispositivo.
5 – Operações
Listagem com operações aceitas pelo perito no Softfocus Proagro Web. O usuário deve, obrigatoriamente, estar com internet e abrir o aplicativo para que as operações sejam sincronizadas corretamente da web para o aplicativo.
As operações são organizadas em 3 abas:
- Pendentes:
- Operações que necessitam da atenção do usuário, aguardando primeira visita ou aguardando envio.
- Em andamento:
- Operações com uma visita já realizada, mas não julgadas ainda no Proagro.
- Finalizadas:
- Operações com julgamento da súmula já realizadas no Proagro.
- Aguardando visita: operação sem nenhuma foto capturada.
- Aguardando envio: operação com fotos capturadas.
- Em andamento: operação com fotos capturas e já sincronizadas com a web.
- Finalizado: operação já julgada na web.
Com base nesse fluxo, é esperado que, para uma nova vistoria, o usuário acesse a operação “Em andamento” e capture mais fotos. Assim que esse processo for realizado, a operação passa a ficar com o status “Aguardando envio”, voltando para a aba “Pendentes”. O usuário pode realizar quantas vistorias forem necessárias.
6 – Filtros e ordenação
Filtros
Os filtros estão disponíveis nas abas “Pendentes” e “Em andamento” e funcionam de forma dinâmica, ou seja, exibem opções de filtro conforme as operações listadas naquela aba:
- Cultura;
- Instituição Financeira;
- Situação do laudo:
- Aguardando visita;
- Aguardando envio;
- Em andamento;
- Finalizado.
- Safra de plantio.
Ordenação
Por padrão, ordenamos as operações pela data de criação, ou seja, a data em que foram aceitas e criadas no app. As opções disponíveis para ordenação são:
- Vencimento: Depois de aceitar a vistoria, há um prazo de até 8 dias corridos para realizar a primeira visita. Essa opção ordena as operações por data de vencimento, priorizando aquelas mais próximas do vencimento, ou já vencidas.
- Mais próximos: Com base na localização da lavoura e no endereço configurado, calculamos a distância e exibimos as operações priorizando as operações mais próximas.
7 – Vistoria de Proagro
Substituímos o botão registrar visita e mudamos o fluxo para permitir que o perito faça uma série de fotos na lavoura, podendo selecionar até 10 fotos por visita para envio à web.
Basta clicar no botão “+” e selecionar o ícone de câmera para começar a capturar as fotos.
Após capturar as fotos organizamos elas por data, considerando cada dia uma vistoria realizada.
As fotos capturadas na visita são salvas na galeria do dispositivo e também no cache do app.
Importante: Ao apagar o cache e dados do app, não é possível recuperarmos o caminho da imagem para exibir no app, dessa forma as fotos ficam disponíveis apenas na galeria do dispositivo.
Para cada visita (fotos em diferentes dias), o usuário terá que selecionar ao menos 3 fotos para envio à web.
Após capturar as imagens e sincronizá-las com sucesso com a web, o status da operação passa a ser “Aguardando envio”.
8 – Envio de fotos
O usuário poderá selecionar fotos em lote para envio à web ou enviá-las de forma individual.
Ao confirmar as fotos elas passam por uma análise de Inteligência Artificial, que identifica padrões de imagens e poderá classificá-las em categorias como amostra, lavoura ou agricultor.
Após passar pela análise de nossa inteligência, o usuário poderá alterar ou indicar a classificação das fotos com categoria diferente da esperada ou não identificada.
Importante: Cada foto enviada possui um status, e o processo de envio pode ser feito ainda offline, mas apenas será finalizado quando o usuário estiver conectado em uma rede estável de internet.
Os status de envio da foto são:
Aguardando (nuvem laranja vazia): Fotos aguardando uma conexão estável com a internet para iniciar o processo de upload;
Enviando (nuvem laranja com setas): Fotos em processo de sincronização com a web;
Erro ao enviar (nuvem vermelha): Status exibido caso o processo de envio à web falhe;
Neste caso, o usuário pode abrir a foto e reenviá-la à web ou excluir da galeria.
Enviado (nuvem verde com check): Imagem já sincronizada com o dossiê do Proagro.
9 – Configurações
Foto de perfil
O usuário pode tirar uma foto com a câmera do app ou importar uma foto da galeria do dispositivo para personalizar o aplicativo.
Ajuda
Abertura de tickets para a equipe de suporte da Softfocus diretamente pelo aplicativo. Ao abrir um ticket o usuário deverá acompanhar a atualização do atendimento via e-mail e plataforma de suporte TiFlux.
Nos avalie
Atalho para avaliação do aplicativo nas lojas da Google (Android) ou Apple (iOS).
Sair
Logout do aplicativo.
Configurações
Termos de uso e privacidade
Acesso aos termos de uso e política de privacidade do aplicativo.
Localização
Cadastro do endereço de residência para que o aplicativo faça o cálculo da distância entre o endereço (residência ou escritório) e as lavouras.