1. Home
  2. Peritos
  3. Softfocus App: o seu novo aplicativo!

Softfocus App: o seu novo aplicativo!

O Softfocus App foi desenvolvido para substituir o Proagro Perícias. 

O novo aplicativo traz funcionalidades específicas para perícias de Proagro, com uma estrutura tecnológica nova e ainda mais robusta, mas mantendo a mesma facilidade de uso.

Fluxo de vistoria de Proagro

Após aceitar as operações no Softfocus Proagro Web, o perito poderá utilizar o Softfocus App para organizar sua rotina, realizar a rota até a lavoura afetada, capturar fotos e sincronizá-las em poucos segundos com o dossiê da operação.

Fotos ilimitadas

O perito poderá capturar quantas fotos forem necessárias durante suas vistorias, garantindo documentação completa e precisa.

IA de classificação

Nossa inteligência artificial identifica e classifica automaticamente as fotos capturadas como amostra, agricultor ou lavoura, otimizando o fluxo de trabalho.

E também:

  • Dashboard interativo para acompanhamento em tempo real de pendências;
  • Gestão aprimorada de operações com filtros e ordenações avançadas;
  • Módulos intuitivos: Início, Operações e Perfil para uma navegação simplificada;
  • Definição de endereço para cálculo de distância em relação às lavouras;
  • Envio de até 10 fotos por vistoria para a web;
  • Módulo GeoPhoto: fotos geolocalizadas adicionais e ilimitadas, para uso em diversos cenários além das vistorias de Proagro.

Confira abaixo mais detalhes sobre o novo aplicativo.

1 – Login

Oferecemos duas formas de login para o usuário: 

Login simplificado com e-mail 

Nessa abordagem o usuário inclui o e-mail, que deve obrigatoriamente estar logado no aparelho utilizado, e então um link para autenticação é enviado para o e-mail. O link deve ser aberto no celular para que o usuário seja autenticado com sucesso.

Login social

Google

O login social da Google é uma ótima opção para o login rápido no aplicativo. Basta escolher a (ou uma das) conta(s) do Google identificadas no dispositivo e então realizar o login.

Apple

Já para os usuários de iOS, além do login com a Google, também oferecemos a opção de login com o Apple Id.

 

 

Importante: Caso o usuário utilize o aplicativo com o mesmo usuário em mais de um aparelho, terá que logar com a mesma conta utilizada no primeiro dispositivo.

Cada usuário pode vincular apenas um método de login e uma conta.

2 – Onboarding

Conexão com os produtos da Softfocus

Assim como no Proagro Perícias, no Softfocus App, após o login do usuário solicitamos o CPF do perito (a) para realizar a busca dos dados em todas as bases do Softfocus Proagro. Caso exista um cadastro ativo para o CPF, enviamos um código de 6 dígitos para o telefone e e-mail cadastrados na web.

Validação via código SMS ou e-mail para o cadastro da web

Caso o usuário esteja com o número de celular cadastrado, ativo no dispositivo em que está sendo realizado o login, basta permitir a leitura do SMS enviado.

O SMS enviado possui uma validade de 3 minutos para o login. Passado esse prazo, um novo código deve ser solicitado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3 – Tela inicial

A tela inicial é um dashboard interativo com resumo de produtividade do perito e pendências. 

Operações que vencem hoje: Operações com prazo de vistoria na data em que o aplicativo é acessado;

Operações próximas do vencimento: Operações que vencem nos próximos 3 dias corridos;

Operações vencidas: Lista de operações onde o prazo para vistoria já venceu.

Mensal: Operações com vistorias realizadas dentro do mês. Esse painel contabiliza as vistorias realizadas do dia 01 do mês até a data atual em que o aplicativo é aberto.

Pendências: Lista de operações aguardando envio, ou seja, que têm fotos capturadas mas ainda não sincronizadas com a web.

Total: Contagem total de operações finalizadas, ou seja, com o julgamento já realizado na web.

Andamento: Operações em andamento, ou seja, aquelas em que as fotos já foram capturadas e sincronizadas, e estão aguardando finalização (julgamento da súmula de Proagro) ou uma nova perícia.

4 – GeoPhoto

O módulo GeoPhoto (botão “Fotos” na tela inicial) oferece a funcionalidade de captura de fotos geolocalizadas de forma ilimitada, sem a necessidade de vinculação com uma operação específica. Ele pode ser utilizado em situações em que as operações aceitas ainda não foram sincronizadas com a web, como quando o usuário não abriu o aplicativo com uma conexão de internet estável ou cenários diversos para a captura de fotos geolocalizadas, além das vistorias de Proagro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As fotos capturadas através deste módulo não são sincronizadas com a web e ficam armazenadas apenas no cache do aplicativo e na galeria do dispositivo. No entanto, essas fotos podem ser compartilhadas utilizando os aplicativos disponíveis no dispositivo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5 – Operações

Listagem com operações aceitas pelo perito no Softfocus Proagro Web. O usuário deve, obrigatoriamente, estar com internet e abrir o aplicativo para que as operações sejam sincronizadas corretamente da web para o aplicativo.

As operações são organizadas em 3 abas: 

  • Pendentes:
    • Operações que necessitam da atenção do usuário, aguardando primeira visita ou aguardando envio.
  • Em andamento:
    • Operações com uma visita já realizada, mas não julgadas ainda no Proagro.
  • Finalizadas: 
    • Operações com julgamento da súmula já realizadas no Proagro.

Status das operações:

  • Aguardando visita: operação sem nenhuma foto capturada.
  • Aguardando envio: operação com fotos capturadas.
  • Em andamento: operação com fotos capturas e já sincronizadas com a web.
  • Finalizado: operação já julgada na web.

Com base nesse fluxo, é esperado que, para uma nova vistoria, o usuário acesse a operação “Em andamento” e capture mais fotos. Assim que esse processo for realizado, a operação passa a ficar com o status “Aguardando envio”, voltando para a aba “Pendentes”. O usuário pode realizar quantas vistorias forem necessárias.

 

 

 

 

6 – Filtros e ordenação

Filtros

Os filtros estão disponíveis nas abas “Pendentes” e “Em andamento” e funcionam de forma dinâmica, ou seja, exibem opções de filtro conforme as operações listadas naquela aba:

  • Cultura;
  • Instituição Financeira;
  • Situação do laudo:
    • Aguardando visita;
    • Aguardando envio;
    • Em andamento;
    • Finalizado.
  • Safra de plantio.

 

 

 

 

 

Ordenação

Por padrão, ordenamos as operações pela data de criação, ou seja, a data em que foram aceitas e criadas no app. As opções disponíveis para ordenação são:

  • Vencimento: Depois de aceitar a vistoria, há um prazo de até 8 dias corridos para realizar a primeira visita. Essa opção ordena as operações por data de vencimento, priorizando aquelas mais próximas do vencimento, ou já vencidas.
  • Mais próximos: Com base na localização da lavoura e no endereço configurado, calculamos a distância e exibimos as operações priorizando as operações mais próximas.

 

 

 

 

7 – Vistoria de Proagro

Substituímos o botão registrar visita e mudamos o fluxo para permitir que o perito faça uma série de fotos na lavoura, podendo selecionar até 10 fotos por visita para envio à web.

Basta clicar no botão “+” e selecionar o ícone de câmera para começar a capturar as fotos.

Após capturar as fotos organizamos elas por data, considerando cada dia uma vistoria realizada. 

As fotos capturadas na visita são salvas na galeria do dispositivo e também no cache do app.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Importante: Ao apagar o cache e dados do app, não é possível recuperarmos o caminho da imagem para exibir no app, dessa forma as fotos ficam disponíveis apenas na galeria do dispositivo.

Para cada visita (fotos em diferentes dias), o usuário terá que selecionar ao menos 3 fotos para envio à web. 

Após capturar as imagens e sincronizá-las com sucesso com a web, o status da operação passa a ser “Aguardando envio”.

8 – Envio de fotos

O usuário poderá selecionar fotos em lote para envio à web ou enviá-las de forma individual.

Ao confirmar as fotos elas passam por uma análise de Inteligência Artificial, que identifica padrões de imagens e poderá classificá-las em categorias como amostra, lavoura ou agricultor.

Após passar pela análise de nossa inteligência, o usuário poderá alterar ou indicar a classificação das fotos com categoria diferente da esperada ou não identificada.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Importante: Cada foto enviada possui um status, e o processo de envio pode ser feito ainda offline, mas apenas será finalizado quando o usuário estiver conectado em uma rede estável de internet.

Os status de envio da foto são:

Aguardando (nuvem laranja vazia): Fotos aguardando uma conexão estável com a internet para iniciar o processo de upload;

Enviando (nuvem laranja com setas): Fotos em processo de sincronização com a web;

Erro ao enviar (nuvem vermelha): Status exibido caso o processo de envio à web falhe;

Neste caso, o usuário pode abrir a foto e reenviá-la à web ou excluir da galeria.

Enviado (nuvem verde com check): Imagem já sincronizada com o dossiê do Proagro.

 

 

 

 

 

9 – Configurações

Foto de perfil
O usuário pode tirar uma foto com a câmera do app ou importar uma foto da galeria do dispositivo para personalizar o aplicativo.

Ajuda
Abertura de tickets para a equipe de suporte da Softfocus diretamente pelo aplicativo. Ao abrir um ticket o usuário deverá acompanhar a atualização do atendimento via e-mail e plataforma de suporte TiFlux.

Nos avalie
Atalho para avaliação do aplicativo nas lojas da Google (Android) ou Apple (iOS).

Sair
Logout do aplicativo.

Configurações
T
ermos de uso e privacidade
Acesso aos termos de uso e política de privacidade do aplicativo.

 

 

Localização

Cadastro do endereço de residência para que o aplicativo faça o cálculo da distância entre o endereço (residência ou escritório) e as lavouras.

Updated on 14 de janeiro de 2025

Was this article helpful?

Related Articles