1. Home
  2. Peritos
  3. Aceite e acompanhamento do laudo

Aceite e acompanhamento do laudo

Após a realização da vistoria, o perito poderá registrar o laudo no sistema e enviá-lo à Central de Julgamento, responsável por verificar as informações registradas e encaminhar os dados ao SICOR. Ressalta-se que o registro do laudo de forma online no Softfocus Proagro não dispensa a obrigatoriedade de impressão do Documento 3, bem como sua assinatura durante a vistoria e posterior entrega na agência onde a COP foi cadastrada.

Listagem de RCPs

Após logar no sistema, na tela inicial os laudos serão exibidos em 3 abas:

Visão geral

Nesta aba serão listados todos os RCPs que foram destinados ao perito.

Meus laudos pendentes

Laudos já aceitos pelo perito e que ainda não tiveram um RCP conclusivo registrado no sistema, estando na situação “Em edição”.

Laudos aguardando aceite

Guia no qual o perito irá realizar o aceite ou rejeição do laudo. Ao clicar na operação, aparecerão as opções de visualizar, aceitar laudo ou rejeitar laudo.

Ao aceitar o laudo, aparece o check box, no qual deve ser marcado para que a opção de “Aceitar laudo” fique disponível.

Acompanhando o andamento do laudo

Na listagem de RCPs, são apresentadas colunas que fornecem informações sobre o andamento do laudo no Softfocus Proagro. A seguir, são detalhados alguns tópicos importantes para a correta interpretação da tela do RCP, como a visualização de mensagens, status do laudo e demais informações relevantes.

Mensagens: localizado no canto superior direito, o ícone de mensagem permite iniciar uma conversa com os responsáveis envolvidos na operação específica, como o agente que cadastrou a COP no sistema e os analistas. Caso haja mensagens não lidas, um aviso será exibido junto ao ícone:

É possível acessar também o recurso de mensagem clicando em cima da operação:

 

Identificação da operação:

Exibe a Referência Bacen e o nome do beneficiário. Ao posicionar o cursor do mouse sobre a Referência Bacen, é possível visualizar informações adicionais, como a agência que acionou a COP, o empreendimento, a modalidade de Proagro e a data da decisão.

Ícones informativos:

Acima da referência bacen da operação, há alguns ícones que ao passar o cursor exibe maiores informações, como a modalidade do Proagro, status de sensoriamento remoto e a qual regramento está seguindo.

Situação:

Indica o status atual do RCP no sistema, conforme descrito abaixo:

  • Aguardando aceite: o RCP ainda aguarda a confirmação do perito quanto à aceitação ou não da realização da comprovação de perdas.
  • Em edição: o RCP encontra-se em edição pelo perito.
  • Aguardando envio ao SICOR: indica que o RCP foi enviado à Central de Julgamento, onde será analisado e, posteriormente, encaminhado ao Sicor em casos onde o perito não possui permissão para envio ao Sicor (permissão depende de cada Instituição financeira)
  • Registrando no SICOR: o laudo está em processo de registro no Sicor.
  • Registrado: o laudo foi registrado com sucesso no Sicor.
  • Erro ao registrar: indica que ocorreu algum problema no envio do laudo ao Sicor. Para identificar o motivo do erro, basta clicar sobre o texto “Erro ao registrar”, que estará destacado em vermelho.

Responsável pela comprovação:

Apresenta o nome do perito responsável pela comprovação de perdas. Caso o perito seja vinculado a uma periciadora, ao posicionar o cursor do mouse sobre o nome será exibido o nome da respectiva periciadora.

Prazo para vistoria:

Conforme disposto no MCR 12.4.14, o Softfocus Proagro apresenta o prazo para a realização da vistoria, de acordo com o tipo de evento e de laudo:

  • Necessidade de uma única visita:

Evento na fase da colheita: o prazo para realização da vistoria é de até 3 dias úteis, contados a partir do aceite do perito.

Evento anterior à colheita: o prazo apresentado é de até 8 dias corridos, contados a partir do aceite do perito.

  • Necessidade de duas visitas:

Laudo preliminar: quando são necessárias duas visitas para apuração das perdas, o prazo para registro do laudo preliminar é de até 8 dias corridos a partir do aceite do perito.

Laudo conclusivo: deve ser registrado na época da colheita, sendo considerado o prazo restante, em dias corridos, até a data final da colheita.

Laudo:

Indica o tipo de laudo que está sendo editado ou registrado (preliminar ou conclusivo).

Pagamento da perícia:

Exibe a data em que o pagamento da perícia foi realizado pela instituição financeira. Essa informação tem caráter informativo e é utilizada principalmente para controle do prazo de pagamento.

 

 

Updated on 22 de janeiro de 2026

Was this article helpful?

Related Articles